Por apenas três votos de diferença, a professora aposentada e atual diretora do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case), Magali Marques da Rocha, foi eleita, neste sábado, presidente do PMDB de Santa Maria.
Magali venceu por 24 votos contra 21 do advogado Valmor Franciscatto, secretário de Planejamento e Gestão de Itaara. Franciscatto tinha o apoio do secretário estadual da Segurança Pública, o ex-prefeito Cezar Schirmer, que foi à Câmara de Vereadores participar da convenção.
– Essa vitória se deu na confiança pessoal, de quem conhece o meu trabalho, a minha história no PMDB. Não tenho nenhum cargo no governo municipal e não pressionei ninguém– disse Magali ao Diário.
Audiência Pública debate fim das carroças e cavalo de lata
Sobre o apoio de Schirmer a seu oponente, Magali procurou amenizar, dizendo ser ¿uma escolha pessoal¿ do ex-prefeito. Nos dois governos de Schirmer, Magali ocupou cargos no primeiro escalão, entre eles o de chefe de Gabinete e secretária de Habitação e Regularização Fundiária.
E foi por uma articulação de Schirmer que ela foi candidata a vice-prefeita, no ano passado, na chapa encabeçada por Fabiano Pereira (PSB), atual secretário estadual de Obras, Saneamento e Habitação.
Já na bancada de vereadores, Magali obteve votos de dois dos três parlamentares da sigla. Votaram nela Adelar Vargas, Bolinha; e Francisco Harrisson de Souza, Dr. Francisco.
Sartori não dá garantias de abertura do Regional no seu mandato
O voto do suplente de vereador no exercício do mandato João Kaus ficou com Franciscatto. Kaus está na vaga de Marta Zanella, que se licenciou para assumir a posição de secretária municipal de Cultura, Esporte e Lazer.
RENOVAÇÃO
Franciscatto acredita que, apesar de ter perdido, conseguiu dar o recado de ¿renovação ideológica¿ às bases partidárias. Aos 32 anos, e oriundo da Juventude do PMDB, ele também participou do governo Schirmer como secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico.
– Me sinto muito vitorioso por ter conseguido agregar muita gente em torno do meu discurso de renovação e reconstrução ideológica do partido. Joguei o jogo limpo, o jogo da democracia – avaliou.
A vida do ex-prefeito Nascimento longe do Coração do Rio Grande
Diferentemente da presidência, a eleição do novo diretório do PMDB, com 45 titulares e 15 suplentes, ocorreu por consenso fechado dias antes.
Para a presidência, eram três chapas, mas, um dia antes da convenção, o advogado Antonio Padilha desistiu para apoiar Franciscatto. Magali, que assumirá no lugar do empresário e ex-vereador Cezar Gehm, terá mandato de dois anos.
Conheça o médico carioca que virou santa-mariense de coração e chegou a vereador
Logo após o anúncio do resultado, o prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) foi à convenção do PMDB e parabenizou Magali.
– Estou prestigiando todos os partidos. É uma coisa importante e simples – disse o prefeito, que tem peemedebistas no governo e conta com o apoio da sigla na Câmara.
Projeto que permite acesso de animais a lojas e outros locais causa polêmica
NOVA EXECUTIVA
– Presidente: Magali Marques da Rocha
– 1º vice-presidente: Francisco Harrisson, Dr.Francisco
– 2ª vice-presidente: Lenir Pires da Rosa
– Secretário-geral: Alaor Baptista Chagas
– Secretário adjunto: Adelar Vargas, Bolinha
– Tesoureiro: Aldo Fossá
– Primeiro vogal: Cezar Gehm
– Segunda vogal: Carmem Pacheco